SISTEMAS DE ARMAZENAGEM: OS
6 PRINCIPAIS TIPOS.
1. Sistema WMS
O WMS — (Sistema de Gerenciamento de Armazém) — é um software de gestão que permite a automatização dos processos da área de estoques, além de otimizar o espaço disponível para armazenagem, controlar melhor as movimentações, os níveis de reposição, gestão de inventários, entre outras funcionalidades.
Ou seja, trata-se de um sistema inteligente, que não se limita ao registro dos dados, auxiliando no planejamento e no processo de tomada de decisão.
2. Racks
Os racks são estruturas de metal muito utilizadas para otimizar espaços nos estoques. Por meio deles é possível verticalizar o armazém, permitindo que mais itens sejam armazenados utilizando o mesmo espaço disponível.
Sendo assim, é possível empilhar os paletes com mercadorias, de forma segura, evitando avarias nos materiais e, consequentemente, prejuízos financeiros.
3. Mezanino
A ideia do mezanino é, assim como no caso dos racks, permitir a verticalização dos estoques. De forma resumida, o mezanino pode ser definido como uma elevação — como se fosse um “segundo andar” — e que pode ser utilizado para a estocagem dos itens, tanto nele, quanto embaixo dele. A vantagem é que pode-se usar prateleiras nesse espaço, para otimizar ainda mais o processo de estocagem.
4. Sistema de carrossel
Os sistemas tipo carrossel são criados a partir de estantes, formadas com prateleiras que deslizam horizontalmente até as áreas de trabalho. Ele é utilizado em empresas de ramos variados e permite armazenar uma série de produtos que podem variar entre caixas, pneus e roupas, entre vários outros.
A principal vantagem do carrossel é que ele é fácil de ser instalado. Além disso, permite a redução de custo por meio da substituição de máquinas e equipamentos utilizados no transporte desses materiais.
5. Porta-paletes
Esses sistemas de armazenagem normalmente são estruturas de aço que também permitem a verticalização do espaço de armazenamento. Como o nome sugere, é utilizado para a armazenagem de paletes e suporta itens mais pesados. Esse sistema requer a utilização de empilhadeiras para alcançar as estruturas superiores.
Devido ao fato de as locações serem unitizadas, a localização e a movimentação dos paletes é facilmente realizada, além de poder ser feita de forma simples, sem que seja necessário movimentar outras cargas para isso.
6. Flow rack
O flow rack é uma estrutura, normalmente feita de metal, em que as prateleiras são dispostas de forma inclinada para que as caixas possam ser deslizadas. Ele é mais utilizado para o armazenamento de itens leves e pequenos.
A principal vantagem é a reposição, visto que pode haver mais de uma caixa por unidade e, quando determinado item se esgota, a caixa na parte de trás pode ser utilizada, sinalizando que é necessário repor aquele material.
Existem diversos sistemas de armazenagem, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. Em um estoque é possível encontrar mais de um deles. O ideal, nesse caso, é elaborar um planejamento antes de utilizá-los, uma vez que eles demandam investimentos.
Disponível em: https://www.prestex.com.br/blog/sistemas-de-armazenagem-conheca-os-6-principais-tipos/
Acesso: 21/11/2017
Disponível em: https://www.prestex.com.br/blog/sistemas-de-armazenagem-conheca-os-6-principais-tipos/
Acesso: 21/11/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário